Navigation


História da Literatura

16:04, Posted by jailsom, 2 Comentários


A história da literatura estuda os movimentos literários, artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estilo e temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo.


As histórias da literatura são divididas em grandes movimentos denominados eras, que se dividem em movimentos denominados estilos de época ou escolas literárias.

Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.

Os Gêneros Literários na Antiguidade

Na Grécia Clássica, os textos literários se dividiam em três gêneros, que representavam as manifestações literárias da época:

O gênero épico: narrações de fatos grandiosos, centrados na figura de um herói. Segundo Aristóteles, a palavra narrada.

O gênero dramático: textos destinados para a representação cênica, na forma de tragédia ou na forma de comédia. Segundo Aristóteles, a palavra representada.

O gênero lírico: textos de caráter emocional, centrados na subjetividade dos sentimentos da alma. Segundo Aristóteles, a palavra cantada.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Fonte:http://www.brasilescola.com/literatura/historia-da-literatura.htm

2 Comments

Unknown @ 18 de novembro de 2008 às 18:37

Gostei desta idéia de ter um blog para dividir elementos da literatura com os interessados. Foi, de fato, uma grande sacada do Alvim Jacques.

Alvim @ 13 de maio de 2009 às 07:34

:D obrigado!!!